A Rede CNEC incentiva a utilização consciente da tecnologia, preparando os nossos alunos para um mundo digital com responsabilidade e ética.

O avanço tecnológico proporciona inúmeras oportunidades para a educação. O uso de dispositivos digitais no ensino, quando planejado e orientado, contribui para a construção do conhecimento, amplia o acesso à informação e facilita a interação com diversas formas de aprendizado. Entretanto, o uso pedagógico dos dispositivos em sala de aula deve ocorrer de maneira planejada e intencional, sempre conduzido por professores para garantir que a tecnologia funcione como um meio de aprendizagem, e não como distração.

Neste sentido, foi sancionada no dia 13/01/2025, a Lei 15.100/2025, que regulamenta o uso de celulares e dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas da educação básica, como objetivo de fortalecer a atenção, a interação social e o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais equilibrado e orientado ao aprendizado. De acordo com a Lei:

“Fica proibido o uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica.”

A nova legislação proíbe o uso irrestrito dos celulares durante as aulas e nos momentos de intervalo, favorecendo a concentração e o fortalecimento dos laços interpessoais. Com isso, a convivência entre os alunos torna-se mais significativa, incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para a vida em sociedade. A troca de experiências, a comunicação verbal e a interação presencial aprimoram os  vínculos e contribuem para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

Quanto às permissões, será admitido “o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes, independentemente da etapa de ensino e do local de uso, dentro ou fora da sala de aula, para os seguintes fins: I – garantir a acessibilidade; II – garantir a inclusão; III – atender às condições de saúde dos estudantes; IV – garantir os direitos fundamentais.”

Uma das principais razões para a iniciativa é a constatação geral, por meio de inúmeros estudos no Brasil e no mundo, de que o tempo excessivo diante das telas pode impactar negativamente a saúde mental e física dos estudantes. Problemas como dificuldades de concentração, alterações no sono e redução da interação social estão associados ao uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos. A nova legislação se alinha ao compromisso da Rede CNEC com a promoção de práticas que garantam o bem-estar dos alunos, incentivando hábitos saudáveis e equilibrados no ambiente escolar e fora dele.

“A adaptação a essa nova realidade exige a participação ativa de toda a comunidade escolar. A colaboração entre professores, famílias e estudantes é essencial para que a transição ocorra de forma harmônica. O diálogo aberto e a conscientização sobre a importância do uso responsável da tecnologia fortalecem a compreensão sobre os benefícios da medida, e a Rede CNEC se compromete a orientar seus alunos e suas famílias sobre a importância da educação digital, estimulando uma relação saudável com a tecnologia desde os primeiros anos escolares.” Prof. Dr. Júlio Henrique Cunha Neto, coordenador de Educação Básica da Rede CNEC.

A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo digital, e a implementação de práticas educativas que incentivem a reflexão sobre o impacto da tecnologia no dia a dia contribui para a formação de indivíduos conscientes e responsáveis. O nosso compromisso é garantir que os estudantes desenvolvam autonomia e discernimento para utilizar a tecnologia de forma produtiva e ética.

A nova legislação reforça a necessidade de promover um ambiente escolar que valorize o aprendizado, a socialização e a saúde mental, e a Rede CNEC continuará implementando estratégias que garantam que a tecnologia seja utilizada de maneira equilibrada e direcionada ao crescimento intelectual e humano. Acreditamos que o uso consciente do celular e de outras tecnologias pode ser uma ferramenta educacional poderosa, mas é essencial que seja orientado para garantir que contribua para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes. A construção de um futuro mais consciente e responsável começa agora, com a participação de toda a comunidade escolar na adaptação a essa nova realidade.

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