Práticas de Leitura e Escrita
Ampliando os conhecimentos dos estudantes da rede, a CNEC oferece como um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio a proposta que garante um preparo elevado em redação para os alunos.
Com o intuito de garantir um desempenho integral para os nossos estudantes e elevar os patamares de aprendizado, o Novo Ensino Médio da CNEC vem com itinerários formativos que visam ao desenvolvimento, ao aprofundamento dos conhecimentos e ao protagonismo dos alunos. Pensando na série de ramificações abordadas em meio a várias áreas do conhecimento já propostas pela rede, a coordenação de linguagens prepara o itinerário Práticas de Leitura e Escrita, que objetiva trabalhar de maneira efetiva a leitura como base para a escrita de textos.
Com a prática, os alunos cenecistas têm a oportunidade de treinar a escrita e a reescrita textual, um grande diferencial que certamente fará com que a visão sobre as linguagens seja ainda mais aprimorada e ativa, principalmente em tempos avaliativos como os encarados nos anos finais do Ensino Médio com Enem e Vestibulares.
Ao fazer com que os alunos se desenvolvam de maneira exponencial, a coordenadora da área de Linguagens da CNEC, Lorena Cordeiro de Paula, explica a importância dessa prática e a forma como está sendo elaborada a proposta:
“O itinerário de Práticas de Leitura e Escrita será um complemento e um aprofundamento das aulas de língua portuguesa, que tem como proposta oferecer ao aluno oportunidades para desenvolver habilidades de escrita que vão além do texto dissertativo-argumentativo (que costuma ser o foco do ensino médio), mas que contemplem também a produção de textos de outros gêneros textuais. Desse modo, o aluno poderá experimentar outras formas de se expressar por meio do texto escrito. A leitura também será um foco importante no itinerário, mostrando que, para conseguir escrever bons textos, é necessário ser um leitor crítico e diversificado.”
O itinerário também contemplará algumas práticas para desenvolver a criatividade na escrita. O foco do itinerário para a 1ª série do Ensino Médio estará nos textos narrativos; a partir da 2ª série, voltaremos a atenção para os textos jornalísticos e, na 3ª série, o foco maior serão os textos argumentativos.
O material didático que tem sido desenvolvido é formulado de maneira moderna e criativa, pois foge um pouco do modelo tradicional e apresenta em seu contexto e design uma forma mais próxima do adolescente, com referências de seu cotidiano. A teoria, por sua vez, aparece sempre vinculada à prática de escrita ou de leitura/análise de textos. Ademais, haverá várias propostas de produção de textos.
O itinerário de linguagens fará um diálogo com o “projeto de vida” de forma que o aluno tenha um elo entre as propostas e possa evoluir. Sendo assim, alguns dos temas trabalhados no projeto de vida poderão servir para a escrita de alguns textos, como é o caso da “autobiografia”. Dessa forma, isso proporcionará ao aluno maior preparo não só em relação aos conteúdos, mas em relação ao futuro estudantil e profissional.