Na última terça-feira, dia 19 de setembro de 2023, a Profª. Doutora Váldina Costa e a Profª. Doutora Vânia Rodrigues, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foram recebidas nas instalações do Sistema de Ensino CNEC em Uberaba, marcando o início de discussões sobre uma colaboração que visa aprimorar os projetos educacionais na região.

Na foto, os participantes da reunião entre CNEC e UFTM, incluindo Rafael Salum, Fabiano Morais, Profª. Doutora Váldina Costa e Profª. Doutora Vânia Rodrigues, estão imersos em uma experiência educacional inovadora, usando o MetaQuest, enquanto a tela de apresentação ao fundo exibe informações cruciais para a discussão.

#LegendaInclusiva: Na imagem, Fabiano Morais, Profª. Doutora Váldina Costa, Profª. Doutora Vânia Rodrigues e Rafael Salum, da reunião entre CNEC e UFTM, exploram o VLAB, mergulhando em uma jornada de inovação educacional enquanto a tela de apresentação ao fundo ilumina nossas discussões colaborativas.

O encontro entre as instituições foi marcado por um ambiente de entusiasmo e comprometimento com o aprimoramento do ensino em Minas Gerais. Rafael Salum, Gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema de Ensino CNEC, e Fabiano Morais, Gerente Geral e Coordenador de Marketing e Comunicação, receberam as professoras da UFTM com um forte espírito colaborativo e a determinação de explorar possíveis soluções educacionais inovadoras que beneficiarão estudantes e educadores em todo o estado.

Durante o encontro, Rafael Salum apresentou à UFTM algumas das soluções inovadoras que o Sistema de Ensino CNEC tem desenvolvido com o uso da inteligência artificial. Uma das principais iniciativas mencionadas foi a geração automatizada de Planos de Aula, impulsionada por Inteligência Artificial e cuidadosamente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa ferramenta não apenas auxilia os professores na elaboração de planos de aula, mas também simplifica a vida do professor, oferecendo sugestões de Planos de Aula e economizando tempo, inclusive sugerindo atividades para execução do Plano de Aula. Essa abordagem proporciona aos educadores total autonomia para customizar os Planos de Aula de acordo com suas preferências e as necessidades da turma.

Além disso, Salum destacou a personalização da aprendizagem, que utiliza a inteligência artificial para adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizado de cada aluno, proporcionando uma experiência de ensino mais individualizada.

O ecossistema digital de aprendizagem do Sistema de Ensino CNEC também foi apresentado como uma plataforma abrangente que oferece recursos avançados para professores e alunos, facilitando o acesso a materiais educacionais e ferramentas de colaboração.

Um projeto especialmente inovador apresentado durante a reunião foi o Laboratório Virtual (VLAB) do Sistema de Ensino CNEC. Esta iniciativa permite que os estudantes realizem experimentos de química de alta periculosidade em um ambiente virtual, garantindo a segurança enquanto mantêm a qualidade da aprendizagem prática.

Na foto, a Profª. Doutora Váldina está explorando o VLAB, nosso laboratório virtual inovador na CNEC.

#LegendaInclusiva: Na imagem, a Profª. Doutora Váldina explora o VLAB, um laboratório virtual inovador da CNEC.

Por meio do Metaverso CNEC, que ainda está em fase de desenvolvimento e testes, os alunos da rede CNEC terão a oportunidade de assistir às aulas diretamente no aplicativo para Android e iOS em seus próprios smartphones. Além disso, eles terão a oportunidade de interagir por voz com o professor que ministra a aula usando o MetaQuest, os óculos VR do Facebook, escolhidos para integrar o VLAB criado pela CNEC. Isso representa uma inovação educacional em andamento, onde o ensino se torna mais envolvente e acessível.

A Profª. Doutora Váldina Costa, da UFTM, expressou seu entusiasmo com as soluções apresentadas, afirmando: “As possibilidades que essas tecnologias oferecem são realmente empolgantes. Estamos ansiosos para explorar como podemos incorporar essas inovações em nossa abordagem educacional e aprimorar ainda mais a experiência de aprendizado de nossos alunos.”

Rafael Salum, do Sistema de Ensino CNEC, compartilhou a mesma empolgação, enfatizando que essas tecnologias têm o potencial de elevar a qualidade do ensino e preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico.

À medida que as conversas avançam e se solidificam, continuaremos a acompanhar de perto essa jornada em direção à inovação educacional. Este é um momento empolgante para a educação em Minas Gerais, à medida que o Sistema de Ensino CNEC e a UFTM exploram possíveis parcerias que podem moldar o futuro da educação na região, impulsionado pela integração de soluções avançadas de inteligência artificial e tecnologia de ponta, incluindo aulas e atividades educacionais imersivas no Metaverso.

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