Com o tema “80 anos – uma luz que a Escola irradia”, a CNEC tem o grande prazer em compartilhar lembranças e um olhar para o futuro por meio do projeto CNEC Cidadania 2023. 

A CNEC, desde a sua fundação em 29 de julho de 1943, tem como missão promover a educação de qualidade e a cidadania, de modo a atender às necessidades de cada região e de cada comunidade em que atua por todo o território nacional. 

Rumo aos 80 anos de história, o Sistema de Ensino CNEC propõe às unidades de Educação Básica o CNEC Cidadania 2023. Com o tema “80 anos – uma luz que a Escola irradia”, o projeto, que há mais de 15 anos elabora propostas para a formação de pessoas, promove a assistência social, a filantropia e o desenvolvimento das comunidades, resgatará parte da nossa história cenecista que será contada pelos próprios alunos.

A culminância dos trabalhos ocorrerá entre os dias 7 e 11 de agosto de 2023,  semana em que se comemora o Dia do Estudante. Os colégios poderão organizar um evento/exposição, aberto à comunidade, a fim de apresentar a história da rede CNEC, evidenciar a evolução na localidade, dos trabalhos desenvolvidos para a formação dos estudantes, bem como as contribuições para ascensão social e desenvolvimento da sociedade. 

A seguir, algumas sugestões de trabalho as quais consideramos relevantes para evidenciar as homenagens aos 80 anos da CNEC:

● Elaborar e organizar projetos, pesquisas, documentários e entrevistas; 

● Produzir vídeos e depoimentos de alunos e ex-alunos da rede CNEC; 

● Comemorar o aniversário da escola; 

● Contatar pessoas que passaram pelas escolas CNEC e sua trajetória de formação; 

● Descrever como era cidade antes e depois da CNEC local; 

● Salientar o desenvolvimento local a partir da educação CNEC como instituição filantrópica e de assistência social; 

● Fazer exposição de fotos, uniformes e materiais de diferentes anos e períodos (museu da história da Escola); 

● Apresentar e propor ações filantrópicas e de assistência social na comunidade como contribuir com o banco de alimentos, campanha do agasalho etc. 

● Fazer a linha do tempo da história da escola; 

Diretores, coordenadores, professores e alunos poderão abusar da criatividade para apresentar a trajetória de cada unidade cenecista, de modo a viajar no tempo, reviver lembranças e contar a história para todos os participantes. 

Nesta história, ao completar 80 anos, a CNEC reafirma o compromisso com a educação, a cidadania e o desenvolvimento das comunidades cenecistas, tendo em vista que ainda há muito trabalho a ser feito e muitos desafios a serem enfrentados e, assim, continuar contribuindo para um Brasil melhor por meio do conhecimento. 

Compartilhe essa postagem!