CNEC e IFTM iniciam diálogo para explorar potencial parceria em Tecnologia e Inovação
No dia 11 de outubro de 2023, as instalações do Sistema de Ensino CNEC em Uberaba receberam uma visita especial de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Esse encontro marcou o início de uma colaboração que promete revolucionar a educação na região.
A delegação do IFTM, composta por Lívia Zanier, Coordenadora e Professora do curso Técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas, Jeferson Martins, Professor da Engenharia da Computação, e Márcia Portes, Professora de Química no campus, foi recebida com entusiasmo pela equipe do Sistema de Ensino CNEC. A reunião proporcionou uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos e explorar possíveis sinergias entre as duas instituições de ensino.
O anfitrião da reunião, Rafael Salum, Gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema de Ensino CNEC, apresentou os projetos mais inovadores e recentes desenvolvidos pela instituição. Durante sua apresentação, ele enfatizou o compromisso da CNEC com a modernização e aprimoramento do ensino, com foco na integração de tecnologia e inovação no processo educacional.
Um dos destaques da apresentação foi a utilização da inteligência artificial para a geração automatizada de Planos de Aula, uma ferramenta que não apenas auxilia os educadores na criação de planos de aula, mas também oferece sugestões e economiza tempo, tornando a preparação das aulas mais prática.
Salum também destacou a importância da personalização da aprendizagem, demonstrando como a inteligência artificial pode adaptar o conteúdo e o ritmo de ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.
Outro projeto inovador apresentado foi o Laboratório Virtual (V-LAB) da CNEC, que permite que os estudantes realizem experimentos de química de alta periculosidade em um ambiente virtual seguro e controlado.
Além disso, durante a reunião, foi apresentado o projeto do Metaverso CNEC, uma parte essencial do V-LAB. Este projeto permitirá que os alunos, mesmo em localizações distantes, acompanhem e interajam com as práticas de laboratório em tempo real. Com a ajuda do Metaverso, os estudantes poderão visualizar os experimentos conduzidos com o Meta Quest 2, que será transmitido diretamente para os dispositivos móveis dos alunos em todo o Brasil. Isso significa que não será necessário que todos os alunos possuam o Meta Quest 2, pois aqueles em diferentes cidades poderão acompanhar e interagir com as práticas laboratoriais por meio de seus dispositivos móveis, tornando a educação prática mais acessível e colaborativa.
Lívia Zanier, do IFTM, expressou grande interesse nas tecnologias e soluções apresentadas, afirmando: “Estamos impressionados com o que vimos aqui no Sistema de Ensino CNEC. Essas inovações têm o potencial de aprimorar significativamente a experiência de aprendizado de nossos alunos e enriquecer nossos programas educacionais.”
Rafael Salum respondeu ao entusiasmo de Zanier, enfatizando o compromisso contínuo da CNEC em abraçar a inovação educacional e preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico.
Este primeiro encontro entre o IFTM e o Sistema de Ensino CNEC marca o início de uma jornada de colaboração com o potencial de transformar a educação em Minas Gerais. À medida que as conversas continuam e se solidificam, o compromisso de buscar soluções educacionais inovadoras permanece firme, e ambas as instituições estão ansiosas por essa potencial parceria.