Coordenador da educação básica da CNEC, Júlio Henrique Cunha Neto, participa do Seminário Escolas Conectadas em Brasília.

No último dia 7 de março, o professor doutor Júlio Henrique da Cunha Neto, coordenador da educação básica da CNEC, marcou presença no Auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, durante o Seminário Escolas Conectadas. 

O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), faz parte de uma série de seis seminários e seis oficinas que abordam o tema “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”.

O ciclo de seminários e oficinas, programado para ocorrer de março a junho de 2024, visa disseminar boas práticas adotadas pelas redes de ensino, além de discutir caminhos para a implementação dos referenciais curriculares existentes. O seminário de abertura teve como tema “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação” e contou com dois painéis.

Durante o evento, foram apresentadas perspectivas sobre a história de construção dos referenciais curriculares para a educação digital no Brasil. Além disso, foram compartilhados exemplos de experiências internacionais que já possuem sistematizações consistentes na implementação da educação digital nos currículos. Representantes das redes de ensino também contribuíram com suas visões sobre os caminhos para a efetiva implementação.

“Estamos vivendo um momento crucial na educação, no qual a integração da tecnologia e o desenvolvimento de habilidades digitais tornam-se fundamentais. É mais uma oportunidade para trocar experiências e discutir estratégias eficazes para a implementação da educação digital em nossas escolas.” – Júlio Henrique Cunha Neto.

O ciclo de seminários e oficinas será realizado em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação. Especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil terão a oportunidade de participar, discutir e apresentar contribuições para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar.

As oficinas estão sendo organizadas em colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos encontros regionais. A programação completa do ciclo de eventos está disponível na página da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Aos interessados, o seminário de abertura foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube e pelo canal Conviva Educação (Plataforma Conviva da Undime, acesse aqui para conferir), proporcionando acesso a todos que desejavam participar de forma remota.

O compromisso com um desenvolvimento contínuo e a proatividade na adoção de práticas inovadoras reforçam a nossa rede educacional cenecista como uma força impulsionadora na transformação positiva e sólida de excelência. Em um cenário educacional em constante transformação, a CNEC destaca-se pela busca incessante por aprimoramento e inovação. Priorizando a qualidade do ensino oferecido, reafirmamos o nosso compromisso com o enriquecimento do panorama educacional brasileiro, beneficiando os estudantes de toda a rede e contribuindo para elevar os padrões gerais de educação.

Compartilhe essa postagem!