De autoria do vice-presidente de educação da CNEC, Pe. Dr. José Lima Santana, a obra, escrita em homenagem aos 80 anos da rede cenecista, narra a trajetória da instituição no contexto da educação brasileira

Temos a honra de anunciar o lançamento do livro “Os que têm mais riso e menos pranto”, uma obra de autoria do vice-presidente de educação da CNEC, Pe. Dr. José Lima Santana. O livro, que celebra os 80 anos da rede cenecista, oferece uma narrativa rica e detalhada sobre a trajetória da CNEC, desde sua fundação até os dias atuais. O lançamento oficial ocorreu durante a 13ª Assembleia Geral da CNEC, realizada no dia 18 de junho, em Brasília.

O evento, que reuniu autoridades, membros e líderes da comunidade cenecista, proporcionou o momento ideal para a celebração de lançamento desta verdadeira obra literária, que marca um capítulo importante na história da nossa instituição, reconhecendo o impacto duradouro da Rede CNEC na educação brasileira e honrando o trabalho de todos aqueles que contribuíram para essa trajetória, sempre unidos pelo compromisso de dar continuidade ao legado de excelência educacional e aos ideais sociais de nosso fundador, professor Felipe Tiago Gomes.

“Os que têm mais riso e menos pranto”, além de ser uma produção em homenagem aos 80 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, proporciona aos leitores um profundo entendimento sobre as transformações que moldaram o ensino ao longo dos séculos, desde uma possível educação doméstica, ainda no tempo das cavernas, até os dias atuais, comprovando, por meio de relatos e fatos históricos, o impacto do legado educacional e social da CNEC para a sociedade brasileira, destacando os desafios enfrentados e as inúmeras conquistas cenecistas ao longo de 80 anos.

O livro traz uma visão abrangente dos esforços e da dedicação de nosso fundador e de todos os milhares de cidadãos cenecistas que ajudaram a moldar a história do ensino em nosso País, consolidando o trabalho educacional que, há mais de oito décadas, impacta milhares de estudantes e profissionais em todo o Brasil.

“O caminho a percorrer poderá levar mais de 80 anos, 100 anos ou muito mais. Tudo dependerá da forma como caminhamos e dos caminhantes. Uma música religiosa já disse: “Vem caminheiro, o caminho é caminhar”. Caminhemos, exaustivamente, caminhemos. Alegremente, caminhemos. Afinal, os cenecistas têm mais riso e menos pranto. É o hino da CNEC que o diz. É o coração cenecista que o proclama. (pg. 348 – SANTANA, J.L. – OS QUE TÊM MAIS RISO E MENOS PRANTO)

Desde a ideia inicial de criar ginásios gratuitos para jovens de famílias de baixa renda até a consolidação da Rede CNEC como uma das mais importantes instituições educacionais do Brasil, o livro “Os que têm mais riso e menos pranto” detalha o desenvolvimento de projetos educacionais que fizeram a diferença na vida de centenas de milhares de brasileiros. A narrativa inclui a fundação das primeiras escolas, a expansão para diversas regiões do país e a adaptação aos desafios contemporâneos da educação.

O autor, por meio desta publicação, oferece uma contribuição valiosa para a compreensão da história, dos valores e dos ideais que sustentam a Rede CNEC. Mais que um registro histórico, a obra é um testemunho do poder transformador da educação e da dedicação de todos aqueles que, ao longo dos anos, acreditaram e investiram no potencial humano. Com relatos envolventes e uma pesquisa meticulosa, Pe. Dr. José Lima Santana nos convida a celebrar os 80 anos da CNEC e a olhar para o futuro com esperança e determinação.

Faça aqui o download do livro e venha conhecer mais sobre a história da obra comunitária que, há 80 anos, enaltece e enriquece a educação brasileira, impactando e transformando a vida de milhares de pessoas nos quatro cantos de nosso País.

Sobre o Autor

Foto Pe. José Lima 

Pe. Dr. José Lima Santana é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2020), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000), Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1980) e Professor na Universidade Federal de Sergipe desde 1996. Exerceu diversos cargos na administração pública e é membro da Academia Sergipana de Letras, Academia Sergipana de Letras Jurídicas e Academia Sergipana de Educação. É autor e coautor de livros nas áreas de Direito, Romance, Poesia, Contos e Educação, além de ter publicado mais de 690 artigos em jornais e revistas.

Além de sua atuação acadêmica, Pe. Dr. José Lima Santana é presbítero da Arquidiocese de Aracaju e exerce o ofício de pároco na paróquia Santa Dulce dos Pobres, no Bairro Aruana. Sua dedicação à educação e à comunidade é refletida em sua obra literária e em seu compromisso com a CNEC.

Em 11 de abril de 2024, Pe. Dr. José Lima Santana foi empossado na Cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço (Ablac). Fundada em 2019 e sediada em Aracaju, a Ablac reúne escritores, poetas, músicos, artistas plásticos e das artes cênicas de todo o país, com o propósito de promover o estudo, a pesquisa e a divulgação da literatura, música, cultura e artes relacionadas ao cangaço.

Compartilhe essa postagem!