Alunos da rede CNEC do Rio Grande do Sul experimentam o laboratório virtual V-LAB
Inovação tecnológica promete potencializar o ensino de Química, Biologia e Física em toda a rede CNEC e escolas parceiras.
No início desta semana, os alunos do Colégio Cenecista de Bento Gonçalves em Bento Gonçalves (RS) e do Colégio Cenecista Visconde de Mauá em Gramado (RS), tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência educacional transformadora por meio da apresentação do V-Lab.
Na oportunidade, a visita da equipe da CNEC foi liderada pelo Coordenador Nacional de Educação Básica da rede CNEC, Júlio Henrique Cunha Neto, e o Gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema de Ensino CNEC, Rafael Melo Salum. A reunião teve como objetivo introduzir o laboratório virtual V-Lab, uma inovação tecnológica que promete elevar a qualidade do ensino e tornar as aulas de Química, Biologia e Física mais atrativas e acessíveis para toda a rede.
Os alunos puderam vivenciar a realidade virtual e fazer experimentos com óculos de realidade virtual e aumentada, proporcionando uma experiência única de aprendizado. A utilização do V-LAB não se restringe à modernização do ensino, trata-se de tornar essas matérias mais acessíveis a um público mais amplo, estimulando uma compreensão mais profunda dos conceitos e fenômenos científicos. Além disso, a tecnologia de realidade virtual transforma as aulas em experiências dinâmicas e envolventes, criando um ambiente de aprendizado prático e interativo.
Essa iniciativa representa um passo inovador no campo da educação e promete transformar a maneira como os alunos aprendem e interagem com as disciplinas de Ciências.
A introdução do V-Lab na educação é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser aplicada de forma eficaz para aprimorar os métodos educacionais e oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado mais rica e envolvente.