Neste relatório, é feito um balanço de todas as atividades realizadas pela rede CNEC em todas as suas áreas de atuação, com ênfase nos dados relacionados aos investimentos em gratuidade. 

Reafirmar a missão de desenvolver conhecimento para a vida é fortalecer a essência dos pilares que sustentam a CNEC por quase oito décadas. Nossa instituição está amparada por um modelo de atuação que visa, sobretudo, ampliar o alcance das atividades institucionais, com excelência acadêmica e pedagógica para formar pessoas vencedoras e, acima de tudo, cidadãos capazes de ajudar na construção de um mundo melhor.

Muito se tem dito e escrito sobre a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade que caracterizam o novo cenário que impacta e transforma constantemente a sociedade. Esta, por conta disso, demanda, do mercado educacional, um novo tipo de formação que garanta a adequada preparação para as diferentes facetas de uma vida (cidadã, profissional e pessoal) imersa nesse novo e instável ambiente.

Contudo, mesmo que o contexto seja complexo e mutável, a base que sustenta a sociedade são os valores que ela elege. A CNEC revê seus processos, alinha seu projeto político-pedagógico, reestrutura seu portfólio de serviços e produtos, investe em novas tecnologias que ampliem os níveis de aprendizagem de seus alunos, renova e amplia suas parcerias, retoma o processo de ampliação de sua capilaridade, sem se afastar dos pilares que proclama como valores – a ética, a excelência, a valorização do ser humano, a otimização dos recursos disponíveis, a transparência e o foco na sustentabilidade. Contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida por meio da formação de seus cidadãos é um legado legítimo construído pela CNEC, uma instituição genuinamente comunitária, desde 1943.

Ao apresentar o Relatório Social de 2022, a CNEC manifesta gratidão às famílias que confiam a formação de seus filhos às nossas instituições educacionais e aos jovens e adultos que escolhem nossos cursos para sua formação acadêmica e profissional. Também agradecemos aos docentes e às equipes técnico-pedagógicas e administrativas de nossas unidades, que ajudam a transformar a nossa missão em realidade, e aos nossos parceiros, dos mais diversos segmentos da sociedade, que auxiliam a vasta rede cenecista na execução de suas atividades.

A Diretoria Geral reafirma os compromissos de solidariedade e cidadania, conforme nos ensinou Felipe Tiago Gomes, na construção de novos tempos ao longo de sua peregrinação cenecista.

Alexandre José dos Santos

Diretor-Presidente da CNEC

NOSSA MISSÃO

Em 2022, a CNEC esteve presente em 68 municípios de 13 Estados, além do Distrito Federal.

EDUCAÇÃO BÁSICA

A educação é um pilar fundamental para a formação integral do indivíduo e para o desenvolvimento de uma sociedade plena em aspectos sociais, econômicos e ambientais. Na fase da Educação Básica, a criança tem a oportunidade de elevar sua capacidade intelectual por meio de um processo de aprendizagem que une os conhecimentos adquiridos na escola e na convivência familiar.

Consciente  da importância do papel dos educadores e das instituições de ensino na formação de indivíduos críticos e socialmente responsáveis, a CNEC trabalha com uma proposta pedagógica atualizada que atende 15.596 alunos em todas as etapas da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Nesse sentido, a atualização das bases conceituais foi realizada para garantir a oferta de um currículo escolar adequado às necessidades e às exigências do contexto pós-moderno em que vivemos, com conteúdos alinhados às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual regulamenta as aprendizagens essenciais que devem ser

implantadas nas escolas brasileiras.

Diante do desafio de preparar cidadãos para o mundo incerto e complexo, a CNEC vai além da readequação das matrizes curriculares das disciplinas tradicionais e incorpora à sua proposta pedagógica central a educação socioemocional. O objetivo é oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver competências que vão além das habilidades de trabalho em equipe, controle emocional, raciocínio lógico e liderança.

ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E EAD 

A CNEC é uma instituição que se dedica ao investimento constante em conhecimento e novos métodos de ensino e aprendizagem. Com mais de 60 polos em todo o Brasil, a instituição oferece uma variedade de cursos de graduação nas modalidades presencial ou a distância. 

O Ensino Superior da CNEC materializa o incentivo aos 2.777 alunos estando presente em mais de 60 polos pelo Brasil, pois oferece diversos cursos de graduação nas modalidades presencial ou a distância.

Com treze faculdades e dois centros universitários, a rede oferta, atualmente, 31 cursos de graduação, dos quais  15  são  presenciais. Além disso, oferece 16 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação na modalidade EAD, o que permite  que  os cursos ofertados no Ensino Superior sejam feitos por qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil. 

No Ensino Superior da CNEC, cada polo apresenta sua própria estrutura física, incluindo laboratórios, bibliotecas, secretarias, salas de aulas interativas e suporte tecnológico, tudo isso respaldado pelas metodologias educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem próprios da instituição. Essa abordagem garante que o ensino EaD oferecido pela CNEC tenha a mesma qualidade e igualdade do ensino presencial. 

No Ensino Superior da CNEC, é proporcionada aos discentes dos cursos EaD, presenciais ou híbridos, a garantia de projetos e de atividades que resultam no desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que sustentam ativamente o crescimento e o desenvolvimento do futuro profissional. O  EAD CNEC é nota cinco pelo MEC e esteve presente em mais de 60 polos distribuídos pelo país em 2022. Esses  polos oferecem suporte e acompanhamento de coordenadores e atendentes capacitados para orientar o ensino a distância, além de serem os locais de realização das provas finais de cada matéria.

A metodologia da CNEC tem o objetivo principal de permitir que os estudantes desenvolvam o espírito científico e a capacidade de solucionar demandas. A proposta pedagógica da CNEC foca a formação de profissionais com base nas necessidades de mercado, criando comunidades de aprendizagem com impacto acadêmico e comunitário.

SISTEMA DE ENSINO CNEC 

Há mais de 20 anos, o Sistema de Ensino CNEC tem sido o responsável por criar todos os materiais educativos, recursos de aprendizagem e soluções tecnológicas utilizadas pelos estudantes. O papel desempenhado por esse sistema foi revisto para permitir a expansão da oferta desses produtos e serviços nos próximos cinco anos.

O projeto desenvolvido possibilita, inclusive, que as ferramentas desenvolvidas pelo sistema para o mercado sejam ofertadas também ao mercado externo. O sistema também é responsável pela produção dos materiais didáticos impressos e digitais utilizados pela Educação Infantil, pelo Ensino Médio e pelo Ensino Superior.

As soluções educacionais oferecidas incluem iniciativas como:

CNEC DIGITAL: Na plataforma os alunos têm acesso a materiais digitais, videoaulas e jogos educativos para desenvolver os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Um dos grandes diferenciais da plataforma é que ela também pode ser acessada pelo aplicativo, no celular. Para isso, basta baixá-lo na versão para Android ou IOS.

V-LAB – O Laboratório Virtual de Aprendizagem (V-Lab) é um espaço otimizado para integrar Laboratórios de Química (Q-Lab), Biologia (B-Lab) e Física (F-Lab), por meio de uma metodologia de aprendizagem focada no aluno, baseada na construção, na interação e no compartilhamento de Práticas Simuladas Estruturadas – PSE e no Ambiente de Aprendizagem Compartilhada – AAC.

MAKERSPACE – MakerSpace ou Espaço Maker é um ambiente que permite criar, experimentar e compartilhar soluções de problemas na prática, visando à aprendizagem ativa do aluno. Esse tipo de espaço vem ganhando cada vez mais destaque em grandes empresas, startups e instituições de ensino.

CURSO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA: A iniciativa alia os ensinamentos teóricos à prática para garantir a eficiência na aprendizagem, com o desenvolvimento de habilidades que vão além das áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática. Nosso curso também abrange as competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a criatividade. 

ALEXANDRIA: No portal, os professores têm acesso a um banco de milhares de questões retiradas do próprio material didático desenvolvido pela CNEC bem como questões do Enem e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), permitindo aos professores a criação de provas cada vez mais assertivas e alinhadas ao trabalho realizado em sala de aula.

SOMOS EDUCADORES 

A CNEC é uma instituição de educadores que se consolidou no mercado educacional como um dos maiores e mais completos grupos do país. Comprometidos com a formação de cidadãos vencedores, os educadores da CNEC são promotores de uma gestão singular, com foco na excelência pedagógica e administrativa, tendo o sentimento de pertencimento como um diferencial do Time CNEC.

Há quase 80 anos, sempre trabalhando em busca das melhores metodologias para o processo de aprendizagem dos alunos, nossa rede possui atuação consolidada e ativa em 13 estados e no Distrito Federal. Contando com 3447 mil colaboradores, a CNEC segue reafirmando, diariamente, sua missão de formar cidadãos para a vida. Para baixar o Relatório Social CNEC 2022 completo, acesse  https://cnec.lk/0tlg

Compartilhe essa postagem!