Com o propósito de transformar a educação e estimular ideias inovadoras, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2023, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.

O V-Lab, desenvolvido com base  nas constantes inovações tecnológicas implementadas pelo Sistema de Ensino CNEC, é um projeto que visa elevar o nível de ensino e preparação dos alunos, incorporando modernidade e tecnologia ao ambiente educacional. Combinando as poderosas ferramentas da realidade virtual e da realidade aumentada, o V-Lab cria uma experiência de aprendizagem imersiva e envolvente.

Na Eduko – Bienal de Novos Saberes, realizada pelo Sesc, Sistema Comércio MG e Senac, nos dias 28 e 29 de julho, no SESC Palladium, em Belo Horizonte, apresentaremos o V-Lab e suas inúmeras vantagens e benefícios educacionais entre as maiores inovações do setor em todo o País.

Por meio dessa inovadora proposta, nossos estudantes podem vivenciar uma realidade imersiva, em que são transportados para ambientes virtuais de aprendizado. Com óculos especiais e recursos gráficos em 3D, eles têm a oportunidade de explorar conteúdos interativos, simular experimentos complexos e desvendar conceitos em diversas áreas do conhecimento.

No V-Lab, a aprendizagem se torna emocionante e dinâmica. Os alunos têm a sensação de estar realmente presentes nos laboratórios virtuais, o que estimula sua curiosidade, criatividade e capacidade de resolver problemas. Além disso, o V-Lab promove o aprendizado colaborativo, permitindo que os estudantes interajam entre si e explorem conceitos complexos de forma prática e intuitiva. 

Amplificando os projetos e pesquisas educacionais em nossa rede, o Laboratório proposto pela rede CNEC une duas tecnologias em uma única proposta: a realidade virtual e a realidade aumentada. Embora compartilhem nomes semelhantes, essas tecnologias possuem características distintas.

A realidade virtual transporta o aluno para um ambiente totalmente criado por computador, enquanto a realidade aumentada inclui projeções de conteúdos e informações complementares ao mundo real. Juntas, essas tecnologias formam uma interface inovadora entre o usuário e o sistema operacional, utilizando recursos gráficos 3D e imagens em 360º para criar a sensação de presença em um ambiente virtual único. Dessa forma, a interação ocorre em tempo real, utilizando técnicas e equipamentos computacionais que ampliam a sensibilidade e a imersão do usuário no ambiente virtual.

Com metodologia focada no estudante, baseada na construção, interação e compartilhamento de Práticas Simuladas Estruturadas, o V-Lab foi desenvolvido para solucionar diversas demandas, tais como:

  • Experiências práticas em ambiente virtual para aprimorar o aprendizado
  • Material didático para auxiliar na compreensão dos conceitos abordados
  • Acesso fácil e rápido a experimentos de laboratório
  • Economia de recursos financeiros com experimentos em ambiente virtual
  • Acesso a práticas seguras, sem riscos de acidentes com alunos
  • Possibilidade de integração com plataformas de ensino à distância

Desse modo, alinhado à Proposta Pedagógica da CNEC que tem como fundamentos a aprendizagem significativa e as metodologias ativas, o V-Lab é um espaço otimizado para integrar laboratórios de:

  • Química (Q-Lab)
  • Biologia (B-Lab)
  • Física (F-Lab)

Não perca a chance de explorar o futuro da educação com o V-Lab na Eduko – Bienal de Novos Saberes. Visite nosso espaço e descubra como a realidade virtual e aumentada podem transformar a forma como aprendemos, ensinamos e pensamos a educação.

Aproveite e acesse aqui o nosso site para saber mais sobre o projeto e como essa proposta inovadora está sendo integrada ao ambiente educacional, ampliando as possibilidades de aprendizado dos estudantes e preparando-os para os desafios do século XXI.

Compartilhe essa postagem!